quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Histórico da Escola


Desde muito tempo, a comunidade nova serranense, juntamente com seus administradores, lutam pela ampliação da Rede Escolar do município, uma vez que durante muitos anos, o Estado locou salas para acomodar o grande número de crianças em idade escolar. As, então chamadas, Escolas Reunidas é que atendiam ao município, mais tarde se tornou Escola Estadual Major Agenor Lopes Cançado.
              Em 1977, Jaime Martins do Espírito Santo, filho de Nova Serrana, doou um terreno (5.000 mts), no Bairro Marisa, Rua Princesa Isabel, s/n, onde a CARPE construiu um prédio para fins escolares. Esse prédio foi entregue à direção da Escola Estadual “Major Agenor Lopes Cançado”, de 1º grau, em junho do mesmo ano.
               Em 15 de agosto, também do mesmo ano, deu-se a inauguração, com a presença do Senhor Secretário da Educação, José Fernandes Filho, de alguns deputados, do Senhor prefeito Municipal, José Manoel Filho e sua Câmara de Vereadores; da Senhora diretora da 6ª SER, Geni Vitor da Fonseca; da Senhora Coordenadora da CNAE de Bom Despacho, Dayse Machado Franco; do Senhor Vigário Revmo, Frei Ambrósio; bem como de algumas autoridades de ensino, entre elas Dra Elza Gonçalves e todo o corpo docente e discente da escola.
               De agosto de 1977 a abril de 1978, funcionou como uma só escola “Major Agenor Lopes Cançado” de 1º grau (hoje ensino fundamental), sob a direção de Maristela Silva Veloso. O Diário Oficial de Minas Gerais de 04 de abril de 1978, publicou o Ato do Senhor Governador do Estado, Antônio Aureliano Chaves de Mendonça, desmembrando as duas escolas, nos seguintes termos:
              Decreto nº 19123 de 03 de abril de 1978.
              Dispõe sobre a composição de unidades de ensino de 1º grau, no município de Nova Serrana. O Governador do Estado de Minas Gerais, no exercício da atribuição que lhe confere o Art.76, inciso X da Constituição do Estado e considerando o disposto no Art.2 da Lei Federal Nº 5.5692 de 11 de agosto de 1971 e no Art. 1 da Lei Nº 5.378 de 03 de dezembro de 1969, decreta:
                Art. 1º - As classes de 1º grau da Escola Estadual “Major Agenor Lopes Cançado” de 1º grau, de Nova Serrana, passam a constituir duas unidades de 1º grau, sendo uma de primeira a quarta e a outra de primeira a sexta série.
                 § 1º - A unidade localizada no prédio situada à Travessa 1º de Maio, 25, manterá a atual denominação, Escola Estadual “Major Agenor Lopes Cançado” e ministrará o ensino de primeira a quarta série.
                § 2º - As classes desmembradas funcionarão no prédio situado à Rua Princesa Isabel, s/n, Bairro Marisa, constituindo uma unidade de ensino de primeira a sexta série, com autonomia administrativa.
                 Art. 2 - A unidade a que se refere o § 2º denomina-se a Escola Estadual “Antônio Martins do Espírito Santo”, de 1º grau.
                 Art. 3 – Fica a Delegacia Regional de Ensino de Divinópolis autorizada a tomar as providências que se impuseram para efetivação da medida prevista neste decreto.
                 Art. 4 – Revogadas as disposições em contrário, este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
                Palácio da Liberdade, Belo Horizonte, aos 03 de abril de 1978.
                                     Marcio Manoel Garcia Vilela
                                     José Fernandes Filho
                Mais tarde a sétima série foi autorizada em 1978, pela Resolução Nº 2.553/78. E a oitava foi autorizada no ano de 1979, pela Resolução Nº 2.896/79. Através do empenho do secretário de Estado da Educação Octávio Elísio Alves de Brito, foi criado o 2º grau (hoje ensino médio), pelo Decreto Nº 25.724, no ano de 1986, sendo que a portaria Nº 422 autorizou o funcionamento a nível de 2º grau e os seguintes cursos: “Curso de 2º grau sem habilitação profissional”, “Curso de Magistério de 1º grau – professor de primeira a quarta série”.
                  Em 1987, foi autorizada, pela portaria Nº 1.047/87, a nível de 2º grau o “Curso de Assistente de Administração”. A partir desse ano a Escola passou a oferecer também o Ensino Médio Geral e o Ensino Fundamental – de quinta a oitava série, “Curso de Magistério”.
                   A partir do ano de 2000 a Escola ofereceu o Ensino Fundamental com a duração de quatro anos, sendo organizada em dois ciclos da seguinte forma: 1) Ciclo com duração de dois anos e o Ensino Médio em três séries.
                 Atualmente a Escola oferece o Ensino Fundamental com duração de quatro anos, sendo os quatros anos finais organizados em regime anual, do sexto ao nono ano de escolaridade, assim como o Ensino Médio estruturado em três anos.

2 comentários:

  1. Ao longo dos anos, a Escola Antônio Martins foi ampliando suas instalações sem perder sua qualidade de ensino.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Viram como a nossa Escola cresceu e se tornou referência para o nosso município. Muito bem! Temos muita coisa para colocar aí. Um abração à todos que estão contribuindo com esse evento!

    ResponderExcluir